Estudantes da rede estadual participam de oficinas de piscicultura e demais atividades de educação do campo

Fonte: http://www.educacao.am.gov.br/ 

Nesta quarta-feira (4), um grupo formado por 45 estudantes de ensino médio matriculados na rede pública estadual de Iranduba esteve em Manaus participando, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam/Campus zona Leste), de atividades e oficinas práticas desenvolvidas no segmento de Educação do Campo.

Matriculados na escola estadual Senador João Bosco de Lima, localizada em Iranduba, os estudantes participaram de oficinas de piscicultura, suinocultura, permacultura (design de ambientes sustentáveis), meliponicultura (criação de abelhas) e processamento de alimentos.

As atividades fazem parte do projeto “Dia de Campo no Campus”, desenvolvido pelo Ifam e contando com o apoio das Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Municipal de Educação (Semed). A atividade busca oportunizar aos estudantes um dia de práticas de base agroecológicas, coordenados por professores e técnicos especializados.

IMG_2174

De acordo com a coordenadora de Educação e Desenvolvimento Rural do Ifam, Cristiane Lima, dentre as propostas da atividade está o incentivo aos alunos para que futuramente ingressem em cursos oferecidos no segmento. “Estamos desenvolvendo um trabalho que visa trazer alunos pertencentes a áreas rurais para vivenciar atividades práticas na área da produção agrícola. Além disso, com as oficinas que realizamos, buscamos incentivar os alunos a conhecerem os cursos técnicos e de ensino superior que o instituto oferece a fim de que futuramente possam ingressar nesse segmento”, afirmou Cristiane Lima.

Segundo o representante da Seduc e coordenador da Educação do Campo, Willas Dias Costa, a participação dos estudantes na atividade é primordial, pois estão inseridos no contexto rural e muitas de suas famílias já atuam no setor de produção agrícola. “A proposta é divulgar os cursos do instituto entre os alunos das áreas rurais através da troca de saberes, do diálogo e compartilhando experiências, de forma a incentivá-los a cursarem as áreas agrícolas e agropecuária. Essas ações podem inclusive contribuir para que eles venham a colaborar com a melhoria da qualidade de vida das populações do campo”, pontuou o Willas Dias.

IMG_2195

Aprendizado

Para a estudante do 3º ano do ensino médio, Ane Isabelly Fonseca Cintra, 16, que pretende cursar medicina veterinária, durante a atividade, foi possível aprimorar os conhecimentos que já tinha acerca da produção agrícola. “Futuramente, pretendo, futuramente, estudar medicina veterinária e essa atividade foi importante para aprimorar alguns conhecimentos que já possuo, como a piscicultura. Acredito que o conhecimento adquirido hoje aqui ajudará a minha jornada acadêmica”, explicou a estudante.

Também aluno do 3º ano da escola Senador João Bosco de Lima, Arieliton de Souza Marinho, 19, falou que toda a sua família já atua no setor de produção agrícola e as noções aprendidas durante a atividade servirão para transmitir aos seus familiares. “A partir dessa atividade, levarei para casa muitas noções sobre produção agrícola e será importante para toda a minha família, que já atua nesse segmento”, destacou o aluno.

http://www.portalmv.com/noticia/1032/sebrae-lanca-software-de-gestao-para-piscicultura-na-agrotins..html

Chegou a hora de pensar no seu futuro. Invista na Piscicultura.
Para maiores informações entre em contato pelo formulário abaixo:

Seu nome (obrigatório)

Seu Telefone com DDD (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto (obrigatório)

Sua mensagem